terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gelato de chocolate com ganache

Chocolate é sempre uma tentação, gelado então fica irresistível, essa é uma receita para adoçar ainda mais a vida, agradar o maridão, amigos, você... enfim para deliciar com prazer!

Mãos a obra? Então separe os seguintes ingredientes para o gelato: Quatro ovos, uma xícara (chá) de água fria, uma xícara e meia (chá) de açúcar, 100g de manteiga sem sal, 200g de chocolate meio amargo (pode ser ao leite se preferir), uma lata de creme de leite sem soro, um pacotinho de gelatina em pó sem sabor.

Vamos lá, aprendi esse truque em uma receita para evitar a salmonela e acho ótimo quando se faz receitas a base de ovos crú.
Separe dois recipientes (um maior e outro menor) para o banho-maria. De preferência, escolha dois recipientes que se encaixem perfeitamente um sobre o outro. Coloque as gemas e o açúcar no recipiente menor e 3 dedos de água no recipiente maior. Leve o recipiente com água ao fogo baixo. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria, cuidado para não deixar entrar água. Bata a mistura de gemas com açúcar, com um batedor de arame ou mixer, até que a mistura atinja cerca de 60/70 graus. Para verificar esta temperatura, coloque o dedo dentro do creme. O creme deverá estar quente, porém suportável. Este processo é necessário para evitar a salmonela (doença transmitida por ovos crus). Retire os ovos do banho-maria e coloque numa batedeira. Bata por 10 minutos ou até obter um creme esbranquiçado.

Para as claras em neve o processo é o mesmo!

Leve as claras em banho maria por aproximadamente 3 minutos em temperatura média de 60/70 graus, mexendo sempre! Em seguida bata as claras em neve (pode ser ainda quente). Reserve!
Derreta o chocolate no microondas por 3 minutos em potência média, mexendo na metade, se precisar desligue antes, misture bem e adicione a manteiga. Dissolva a gelatina na água fria.
Junte as gemas ao chocolate, mexendo bem, acrescente o creme de leite, a gelatina e as claras batidas em neve. Despeje em uma taça diagonal grande que possa ir freezer e deixe gelar por 4 horas antes de servir.


Fazer um ganache é muito simples e fica delicioso cobrindo o gelato. Vai precisar de 150g de chocolate amargo bem picado, uma xícara (chá) de creme de leite, quatro colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional), uma pitada de sal.

Reserve o chocolate picado. Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver, desligue e acrescente o chocolate, mexendo para o mesmo derreta completamente. Quando o chocolate tiver derretido por completo, se quiser, misture o açúcar e o sal. Também é opcional colocar um cálice de licor.

Sirva o gelato coberto com ganache e decore com cerejas e canudos de avelã. Hummmmmmmm!




Nenhum comentário:

Postar um comentário