terça-feira, 17 de julho de 2012

Mousse de limão

As vezes bate um desejo e lá vamos nós para a cozinha prepará-lo né. Pois é, estava eu no mercado e vi o Chandelle Torta de Limão, resolvi comprar, provei, adorei e depois fiquei pensando: hummm quero comer uma mousse de limão, adoro aquele toque bem azedinho. Resumo, lá foi a bonita preparar a gostosura. Ahhhhhhhhhhh a receita dessa mousse é a mesma para rechear a torta de limão.

Fácil, fácil de fazer, o difícil é não querer repetir. Vamos lá, vai precisar de 1 lata de leite condensado, suco de três limões cravos, 1/2 lata de creme de leite (rende 4 taças grandes).
Para preparar misture em um bowl o suco dos limões com o leite condensando, acrescente aos poucos o creme de leite e misture bem, pronto.  Leve a geladeira no mínimo por 1 hora antes de servir.

Delicie-se!








domingo, 15 de julho de 2012

Sopa de mandioca

Nada como uma sopa para aquecer no inverno né?! Eu simplesmente adoro!!! E com o friozinho de hoje, resolvi fazer uma deliciosa sopa de mandioca, então bôra separar os ingredientes e preparar essa gostosura.

Vamos lá, vai precisar de 1/2 kg de mandioca, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de cebola picadinha, 2 tomates picados, 1 de litro de água fervente, 1 cubinho de caldo de galinha, 1 colher (sopa) de alho triturado, 1 xícara (chá) de queijo meia cura picado, uma pitada de sal, ervas finas, alecrim e rúcula picadinha a gosto.

Para preparar descasque a mandioca e corte em pedaços, acrescente água e cozinhe até ficar macia. Depois de cozidas escorra, pique-as no liquidificador e bata com 1/2 litro de água fervente. Despeje na panela, acrescente o restante da água,  1 colher (sopa) de manteiga e leve ao fogo médio. Adicione a cebola, o tomate, o alho, o caldo de galinha, o sal, o queijo, as ervas finas e alecrim e cozinhe em fogo baixo, sem tampa, por mais ou menos 10 minutos. Por ultimo coloque a rúcula e sirva a seguir.

Hummmmmmmmmmmm!!!


Delicie-se.





quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bolo de cenoura

Bolo de cenoura num dia geladinho de inverno é uma delícia né, hummmmm!!! Essa receitinha é super fácil e ainda tem a surpresa dos pedacinhos de chocolate, bom!!!

Vamos lá, vai precisar de 1/2 xícara (chá) de óleo, 3 cenouras médias picadas e 1 ralada, 4 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 100 gramas de chocolate 70% cacau picadinho.

Para preparar bata no liquidificador as 3 cenouras picadas com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos, junte a farinha e bata por mais 5 minutos, despeje a mistura em um bowl, junte a cenoura ralada e o chocolate picado, mexa bem, acrescente lentamente o fermento. Coloque sobre um refratário untado e enfarinhado e leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por mais ou menos 35 minutos.




Fiz uma calda de brigadeiro mole, usando uma lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de chocolate Dois Frades e uma colher (sobremesa) de manteiga.

Desenforme o bolo, umideça com um pouco de amarula e despeje a calda, pronto, sirva quente ou frio e bon appétit!!!









sábado, 30 de junho de 2012

Brownie duplo de chocolate com amêndoas e avelãs

Meus queridos, essa é uma receita para cometer um dos setes pecados capitais, a gula. Eu me jogo completamente primeiro por que não resisto a um brownie e segundo por que amo chocolate. Já aviso que é uma tentação e pode fazer você fugir da balança, mas vamos combinar que é difícil não se render a esse delícia, então que tal cair de boca? Hummmmmmmmmmmmmmm!!!!

Não tem segredo e o resultado você confere nas fotos abaixo, vamos lá, vai precisar de 150g de manteiga sem sal, 250 g de chocolate meio amargo em pedaços, 5 ovos pequenos, 150 g de açúcar refinado, 100 g de açúcar mascavo, 1/2 colher (chá) de sal, 1 e 1/2 colher(chá) de baunilha, 150 g de farinha de trigo, 180g de chocolate meio amargo picadinho, 1/2 xícara de avelãs e amêndoas levemente tostadas e grosseiramente picadas.

Para preparar pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira tamanho 33x23cm, com papel alumínio, deixe sobrar bordas nas laterais para facilitar na retirada. Em uma tigela de vidro, junte a manteiga e o chocolate e leve ao microondas por cerca de 3 minutos, em potência média. Misture bem e reserve.

Em um bowl, bata os ovos e os açúcares até ficar cremoso, coloque o sal, a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione aos poucos a farinha e por último os pedacinhos de chocolate, amêndoas e avelãs.




Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar. O interior tem que estar bem pegajoso, molinho para que quando esfrie, continue cremoso.


Depois de completamente frio retire o brownie da assadeira. Ahhhhhhhhh uma dica que aprendi quando descobri esse receita, deixe no freezer por uns 10 minutos depois de frio, facilita na hora da retirada.

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm, espiem e deliciem-se!!!







quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curau

Ando meio sumida né amores, mas não abandonei essa paixão não, é apenas o tempo, ou falta de, mas sempre que posso me rendo a minha cozinha e os prazeres culinários. Hoje a receitinha é simples e bem gostosa, no ritmo de São João, por que vamos combinar que as comidinhas típicas das festas juninas/ julinas são uma delícia né?! Eu adoro!!! E para entrar no melhor clima do arraial que tão um curau?! hummmmmm!!!

Fácil, fácil, e o melhor é que essa receitinha é uma adaptação de ingredientes que descobri navegando na internet, ou seja, não tem todo aquele trabalho de ralar o milho, usar manteiga, dobrar o leite e por ai vai, e ainda tem a surpresa de usar leite condensado na receita, bom né?!

Vamos lá, vamos precisar de 1 lata de milho em conserva (eu usei Bonduelle milho cozido no vapor, essa é uma marca que gosto muito para enlatados), 1 lata de leite condensado, 2 medidas da lata de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho. Canela para polvilhar e decorar.

Para preparar essa gostosura o processo é rápido. Bata no liquidificador o milho, o leite condensado, o leite, e o amido de milho. Depois coe os carocinhos do milho com uma peneira fina, se gostar deixe (eu particularmente acho mais gostoso sem) Despeje em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Coloque em tacinhas e sirva quente ou frio polvilhado e decorado com a canela.


Hummmmmmmmmmmm!!! Delicie-se






terça-feira, 22 de maio de 2012

Antepasto de beringela

Para os italianos os antepastos são uma seleção de prazeres culinários que te preparam para a refeição. Eu adoro, principalmente quando você resolve preparar um jantarzinho para amigos, e a conversa regada ao bom vinho vai se estendo antes do menu da noite ser servido. Essa é uma receita super fácil e deliciosa, sem contar que a beringela é fonte de vitaminas A, C, B1, B2 e B3, betacaroteno, sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio, reduz o colesterol e é pouco calórica. Vamos lá.
Vai precisar de 2 berinjelas grandes, 2 colheres (sopa) de sal, 1 xícara (chá) de vinagre tinto, 1 xícara (chá) de água, 10 azeitonas pretas picadas, 1 pimentão picado (vermelho, amarelo e vermelho), 2 tomates grandes cortados em rodelas, 3 dentes de alho picados, azeite, 2 cebolas picadas, alcaparra, ervas finas e alecrim a gosto.

Para preparar corte as beringelas em rodelas e depois pique ao meio, ou corte em tirinhas, conforme desejar, coloque numa vasilha com água e sal para descansar durante 10min, escorra bem o caldo escuro. Regue o fundo de uma panela funda com um pouco de azeite, coloque camadas de cebola, tomate, pimentão, alho, salpique ervas finas, alcaparra e alecrim, finalize com beringela. Coloque sal, regue com um pouco de água, vinagre e azeite entre as camadas e continue esse processo até o final. Leve a panela tampada ao fogo baixo e deixe cozinhar, quando começar a reduzir mexa e deixe cozinhar até obter a consistência desejada. Desligue o fogo e espere esfriar.  Coloque em uma travessa e sirva. Esse antepasto pode ser conservado em geladeira durante vários dias.



Bon Appétit!






terça-feira, 15 de maio de 2012

Cartola com cream cheese e chocolate

Essa é uma receitinha para comer com prazer nos dias frios.

Faço essa cartola com um recheio um pouco diferente do convencional, vamos lá. Vai precisar de 2 bananas da terra ou nanicas (não muito maduras), 100g de cream cheese, meia lata de creme de leite, duas colheres (sopa) de chocolate Dois Frades, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher de sopa de manteiga, canela em pó a gosto.

Corte a banana em fatias longas e depois divida as fatias ao meio, coloque duas colheres (sopa) de açúcar em uma frigideira e deixe derreter, quando começar a dourar, acrescente a manteiga. Coloque as fatias de banana e deixe dourar dos dois lados.


Faça o creme de chocolate misturando o cream cheese, o creme de leite, o chocolate e uma colher (sopa) de açúcar.


 Em um prato, monte a sobremesa na seguinte ordem: fatias de banana, o creme de chocolate, canela, fatias de banana. Polvilhe canela e açúcar para finalizar.

Delicie-se!