sábado, 30 de junho de 2012

Brownie duplo de chocolate com amêndoas e avelãs

Meus queridos, essa é uma receita para cometer um dos setes pecados capitais, a gula. Eu me jogo completamente primeiro por que não resisto a um brownie e segundo por que amo chocolate. Já aviso que é uma tentação e pode fazer você fugir da balança, mas vamos combinar que é difícil não se render a esse delícia, então que tal cair de boca? Hummmmmmmmmmmmmmm!!!!

Não tem segredo e o resultado você confere nas fotos abaixo, vamos lá, vai precisar de 150g de manteiga sem sal, 250 g de chocolate meio amargo em pedaços, 5 ovos pequenos, 150 g de açúcar refinado, 100 g de açúcar mascavo, 1/2 colher (chá) de sal, 1 e 1/2 colher(chá) de baunilha, 150 g de farinha de trigo, 180g de chocolate meio amargo picadinho, 1/2 xícara de avelãs e amêndoas levemente tostadas e grosseiramente picadas.

Para preparar pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira tamanho 33x23cm, com papel alumínio, deixe sobrar bordas nas laterais para facilitar na retirada. Em uma tigela de vidro, junte a manteiga e o chocolate e leve ao microondas por cerca de 3 minutos, em potência média. Misture bem e reserve.

Em um bowl, bata os ovos e os açúcares até ficar cremoso, coloque o sal, a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione aos poucos a farinha e por último os pedacinhos de chocolate, amêndoas e avelãs.




Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, até firmar. O interior tem que estar bem pegajoso, molinho para que quando esfrie, continue cremoso.


Depois de completamente frio retire o brownie da assadeira. Ahhhhhhhhh uma dica que aprendi quando descobri esse receita, deixe no freezer por uns 10 minutos depois de frio, facilita na hora da retirada.

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm, espiem e deliciem-se!!!







quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curau

Ando meio sumida né amores, mas não abandonei essa paixão não, é apenas o tempo, ou falta de, mas sempre que posso me rendo a minha cozinha e os prazeres culinários. Hoje a receitinha é simples e bem gostosa, no ritmo de São João, por que vamos combinar que as comidinhas típicas das festas juninas/ julinas são uma delícia né?! Eu adoro!!! E para entrar no melhor clima do arraial que tão um curau?! hummmmmm!!!

Fácil, fácil, e o melhor é que essa receitinha é uma adaptação de ingredientes que descobri navegando na internet, ou seja, não tem todo aquele trabalho de ralar o milho, usar manteiga, dobrar o leite e por ai vai, e ainda tem a surpresa de usar leite condensado na receita, bom né?!

Vamos lá, vamos precisar de 1 lata de milho em conserva (eu usei Bonduelle milho cozido no vapor, essa é uma marca que gosto muito para enlatados), 1 lata de leite condensado, 2 medidas da lata de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho. Canela para polvilhar e decorar.

Para preparar essa gostosura o processo é rápido. Bata no liquidificador o milho, o leite condensado, o leite, e o amido de milho. Depois coe os carocinhos do milho com uma peneira fina, se gostar deixe (eu particularmente acho mais gostoso sem) Despeje em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Coloque em tacinhas e sirva quente ou frio polvilhado e decorado com a canela.


Hummmmmmmmmmmm!!! Delicie-se






terça-feira, 22 de maio de 2012

Antepasto de beringela

Para os italianos os antepastos são uma seleção de prazeres culinários que te preparam para a refeição. Eu adoro, principalmente quando você resolve preparar um jantarzinho para amigos, e a conversa regada ao bom vinho vai se estendo antes do menu da noite ser servido. Essa é uma receita super fácil e deliciosa, sem contar que a beringela é fonte de vitaminas A, C, B1, B2 e B3, betacaroteno, sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio, reduz o colesterol e é pouco calórica. Vamos lá.
Vai precisar de 2 berinjelas grandes, 2 colheres (sopa) de sal, 1 xícara (chá) de vinagre tinto, 1 xícara (chá) de água, 10 azeitonas pretas picadas, 1 pimentão picado (vermelho, amarelo e vermelho), 2 tomates grandes cortados em rodelas, 3 dentes de alho picados, azeite, 2 cebolas picadas, alcaparra, ervas finas e alecrim a gosto.

Para preparar corte as beringelas em rodelas e depois pique ao meio, ou corte em tirinhas, conforme desejar, coloque numa vasilha com água e sal para descansar durante 10min, escorra bem o caldo escuro. Regue o fundo de uma panela funda com um pouco de azeite, coloque camadas de cebola, tomate, pimentão, alho, salpique ervas finas, alcaparra e alecrim, finalize com beringela. Coloque sal, regue com um pouco de água, vinagre e azeite entre as camadas e continue esse processo até o final. Leve a panela tampada ao fogo baixo e deixe cozinhar, quando começar a reduzir mexa e deixe cozinhar até obter a consistência desejada. Desligue o fogo e espere esfriar.  Coloque em uma travessa e sirva. Esse antepasto pode ser conservado em geladeira durante vários dias.



Bon Appétit!






terça-feira, 15 de maio de 2012

Cartola com cream cheese e chocolate

Essa é uma receitinha para comer com prazer nos dias frios.

Faço essa cartola com um recheio um pouco diferente do convencional, vamos lá. Vai precisar de 2 bananas da terra ou nanicas (não muito maduras), 100g de cream cheese, meia lata de creme de leite, duas colheres (sopa) de chocolate Dois Frades, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher de sopa de manteiga, canela em pó a gosto.

Corte a banana em fatias longas e depois divida as fatias ao meio, coloque duas colheres (sopa) de açúcar em uma frigideira e deixe derreter, quando começar a dourar, acrescente a manteiga. Coloque as fatias de banana e deixe dourar dos dois lados.


Faça o creme de chocolate misturando o cream cheese, o creme de leite, o chocolate e uma colher (sopa) de açúcar.


 Em um prato, monte a sobremesa na seguinte ordem: fatias de banana, o creme de chocolate, canela, fatias de banana. Polvilhe canela e açúcar para finalizar.

Delicie-se!









segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maça e nuts assados

Essa é uma receita fácil, prática, deliciosa. Uma combinação saudável e nutritiva já que estamos falando de maça e frutas oleaginosas, com alguns ingredientes que vão apetecer ainda mais esse prato.

Ahhhhhh, só para constar, apesar das frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras) serem calóricas elas trazem vários benefícios à saúde por serem ricas em nutrientes, gorduras boas - mono e poli-insaturadas, vitaminas e minerais.

Bom, vamos ao preparo. Vai precisar de 2 maças (eu usei a verde, mas pode ser gala, fugi, enfim a que mais gostar), 2 colheres (sopa) de nuts da sua preferência, exemplo, nozes, amêndoas, avelãs, macadâmia, pistache, 2 colheres (sopa) de tâmaras picadinhas, 2 colheres (sopa) de damasco picadinho, 2 colheres (sopa) de mel, 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal.

Com uma faca, faça um buraco em cima da maçã e retire as sementes, raspe a maçã por dentro com auxilio de uma colher e retire um pouco da polpa, formando um copinho. Coloque as tâmaras e damasco no fundo de cada maçã para evitar que elas queimem com a exposição ao calor do forno. Cubra com o mix de nuts, acrescente a manteiga e regue com o mel. Leve ao forno médio para gratinar.




Pronto!!! Uma dica, sirva acompanhada de sorvete ou creme de leite gelado batido, fica uma delícia!

Bon Appétit!





.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Shimeji na manteiga

Oi amores, essa é uma receita muito fácil e o resultado é uma delícia. Sabe aquele shimeji que você costuma pedir no restaurante japonês, então, que tal fazê-lo em casa?

Vamos lá, vai precisar de 200 gr de shimeji, 2 colheres (sopa) de manteiga (eu costumo usar a "Manteiga Aviação com sal"), 4 colheres (sopa) de shoyu, 2 colheres (sopa) de saquê, 1 colher (sopa) de alho triturado, cebolinha a gosto.

Agora o preparo:  Lave o shimeji em água corrente e vá separando os "tufinhos". Em uma panela, derreta a manteiga e doure um pouquinho o alho, acrescente o shimeji e a cebolinha mexendo sempre, por aproximadamente 8 minutos em fogo baixo, até o shimeji soltar um pouco de água, depois acrescente o shoyu e o saquê, continue mexendo por mais uns 3. Pronto, agora é só deliciar-se. Ahhhhhhh importante, não cozinhe demais o shimeji para ele não perder a textura.

Só para acrescentar, o shimeji possui vitamina B12, ácido fólico, alto teor de proteínas e baixo teor de lipídios, ou seja é saudável, não engorda e faz bem!


Bon appétit!






sábado, 28 de abril de 2012

Amarula Fashion

Adora um Long Drink? Então segue uma receitinha fácil e deliciosa, hummmmmmmmmmm!!!

Vai precisar de 60 mls de Amarula, 70 mls de suco de maracujá natural (batido no liquidificador e coado sem água e sem açúcar, o suco natural deixa o drink mais saboroso, mas se preferir pode usar o suco industrializado), 2 bailarinas de açúcar.

O preparo é simples, bata vigorosamente todos os ingredientes na coqueteleira com 6 pedras de gelo, servir em um copo long drink repleto de gelo, coando o gelo da coqueteleira.

Pronto, delicie-se: