domingo, 18 de março de 2012

Peixe inspiração portuguesa

Amores, esse é um peixe tão fácil e tão gostoso que as vezes me pergunto por que não faço mais vezes... acho que para não enjoar, heheheh

Ahhhhhhhh uma dica, fica divino se substituir os filés por lascas de bacalhau!!!

Vai precisar de 400g de filé de peixe de sua preferência, 10 batatas grandes fatiadas, 2 tomates grandes fatiados, uma cebola grande cortada em rodelas, dois dentes de alho picados, azeitonas pretas azapa (essa receita parece com uma que já postei, mas há algumas diferenças nos ingredientes e modo de preparo)

Tempero os filés com limão, sal e pimenta do reino, deixe descansar por cerca de 10 min para o tempero incorporar bem aos filés.

Em uma panela funda distribua uma camada de batatas, despeje um pouco de azeite, coloque uma camada de peixe, uma de cebola, uma de tomate, azeitonas, salpique o alho e repita o processo, sempre acrescentando um pouco de azeite entre as camadas de batatas, finalize com o tomate, alho e azeitonas.



Tampe e deixe cozinhar por cerca de 30 min ou até espetar o garfo e as batatas estarem macias.

Sirva acompanhado de arroz com ervas, hummmmmmmm, bon appétit!!!




Ninho recheado ao forno

Oi amores, essa é uma receita super gostosa e que sempre é uma boa pedida, e o melhor, fácil de fazer!

Vai precisar de 1 pacote de macarrão ninho (eu uso o mais fininho, também conhecido como cabelo de anjo), 400g de queijo prato ralado, 200 g de parmesão ralado, 300g de ricota, 1 copo de azeitonas verdes picadinha, 1 colher (sopa) de alho triturado, azeite, salsinha, cebolinha, alecrim e sal a gosto.

Para o molho, 3 tomates batidos no liquidificador com 200ml de água, 2 tomates picadinhos, 1 cebola pequena picada, 1 colher (sopa) de alho triturado, 1 pacote de molho de tomate, pimenta calabresa, sal, açafrão e folhas de manjericão a gosto.

Primeiro faça o molho, colocando na panela os tomates batidos no liquidificador, o molho de tomate, os tomates picados, a cebola, alho e temperos, deixe cozinhar por cerca de 40min (até apurar) mexendo as vezes. Quando o molho estiver apurado acrescente 300ml de água, o molho tem que ficar mais ralo, pois o ninho será cozido no molho.

Enquanto o molho vai apurando, prepare a ricota, amasse bem, misture as azeitonas, o alho, a salsinha e a cebolinha picadinhas, o alecrim e o sal e vá acrescentando azeite, até formar tipo um patê


Acomode os ninhos crus em um refratário


Recheie com a ricota e o queijo prato, abrindo os ninhos com cuidado


Despeje o molho morno de forma que os ninhos fiquem completamente cobertos


Salpique o parmesão e se quiser algumas fatias de mussarela, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio 180ºC, por cerca de 30min (ou até que os ninhos estejam macios), retire o papel alumínio e deixe por mais 5 min.

Voilà!




 Bon appétit!!!






quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

filé ao forno

De repente você resolve fazer aquele jantar delicioso, ultra romântico e fica com dúvida em qual será o menu da noite, segue uma receita deliciosa para arrasar, e melhor, super fácil, que pode ser a estrela da noite ou fazer parte de um menu mais eclético. Vou postar as etapas tim tim por tim tim a pedido de algumas amigas marinheiras de primeira viagem que querem surpreender os maridões, namorados , enfim, os parceiros da vida.

Vamos lá, vai precisar de 500g de peixe, podendo ser em posta ou filé, eu usei filés de piramutaba. 10 batatas grandes cortadas em rodelas, 1 cebola grande fatiada, 2 tomates grandes em rodelas, 2 potes de requeijão, 1/2 lata de creme de leite, 100g de mussarela fatiada.

Tempere os filés com sal, pimenta do reino, alho triturado e vinagre ou limão, reserve. Forre o fundo de um refratário com as batatas e despeje um fio de azeite sobre elas, depois os filés.


Por cima dos filés coloque os tomates e cebola fatiadas.


Misture o requeijão e o creme de leite e espalhe por cima.


Cubra com a mussarela fatiada, eu ainda coloquei uma fileirinha de queijo prato.


Leve ao forno pré aquecido e deixe cozinhar por cerca de 30min a 200°C.

Pronto, bon appétit!!!





Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!











sábado, 25 de fevereiro de 2012

Guacamanga

Adoro criar, e tem misturas que ficam para lá de perfeitas. Batizei de guacamanga esse mistura de abacate com manga. Ficou bom demais!!! A galera em casa super aprovou.


Vamos lá, vai precisar de 1 abacate médio, 1 manga haden média cortada em cubinhos, 1 cebola média picadinha, vinagre de maçã, vinagre de hortelã, sal, alecrim e pimenta do reino a gosto.


Amasse o abacate, acrescente a manga e a cebola, misture bem, tempere com os vinagres, dose a mistura entre os dois tipos em meio a meio, sal, alecrim e pimenta do reino a gosto, pronto, super leve e fica uma delícia. Sirva com torradinhas!







sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Polenta ao molho de soja

Que tal comer uma deliciosa polenta com molho a base de proteína de soja? Bom né!!! Vamos lá...

Para a polenta vai precisar de 250g de fubá, 1 1/2 litro de água, 2 pacotinhos de caldo de legumes, 100g de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de manteiga.

Dissolva o fubá em 1/2 litro de água, reserve. Coloque o restante da água na panela de pressão e deixe ferver, junte o fubá dissolvido e o cado de legumes, misture bem, acrescente o queijo e a manteiga, mexa. Quando começar a borbulhar, tampe a panela, depois que pegar pressão cozinhe por mais 5 minutos. Desligue, retire a tampa com cuidado e transfira a polenta para um refratário (se quiser, coloque uma camada de polenta, uma camada de mussarela e outra camada de polenta, fica divino).

Agora o molho, 2 xícaras (chá) de proteína de soja texturizada (PVT), uma colher (sopa) de alho triturado, 1 cebola média picadinha, 1 xícara (chá) de azeitona preta picadinha, cheiro verde, manjericão, alecrim e shoyu a gosto, 2 pacotinhos de caldo de legumes, dois tomates picadinhos, 1 lata de molho de tomate.

Coloque a PTV em uma vasilha, ferva um litro de água e despeje sobre a proteína de soja, deixe hidratar por 10 minutos. Escorra e lave com água fria, retirando o excesso de água com a peneira ou com a mão. Em uma panela com um fio de azeite coloque a PVT, os temperos e mexa, misturando bem. Acrescente o tomate picadinho e as azeitonas, e deixe cozinhar por cerca de 10 min, mexendo sempre e colocando água caso necessário, junte o molho de tomate e deixe cozinhar por mais 20 min, até apurar.

Agora é só cobrir a polenta com o molho e deliciar-se, hummmmmmmmmmm!!!




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Guacamole

O guacamole é um receita típica da culinária mexicana, leve, gostoso e perfeito para o verão, eu simplesmente adoro!!!

Que tal se render a essa delícia super fácil de preparar, vamos lá?! Vai precisar de 1 abacate médio, 1 colher (sopa) de alho triturado, 2 tomates picados, 1 cebola pequena picada, coentro e cheiro verde à vontade, suco de dois limões pequenos, sal e pimenta do reino a gosto.

Amasse o abacate, misture todos os outros ingrediente, tempere e sirva com salgadinhos do tipo Doritos ou torradinhas... hummmmmmmmmmmmmmm

Delicie-se:





sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Saint peter com ervas finas.

Verão é ideal para um peixinho né, eu adoro!!! Segue uma receita fácil e deliciosa!

Porção individual ok!!! Vai precisar de um Saint Peter inteiro, limpo, sem cabeça e espalmado, com cerca de 400gr, compre quantos quiser para fazer a receita. Limão, sal, pimenta do reino branca, uma colher (sopa) de alho triturado, duas colheres (sopa) de alecrim, ramos de tomilho, manjericão e manjerona. Tempere o mesmo com limão, sal, alho e pimenta, recheie com as ervas e salpique alecrim, leve para assar em forno médio, pré aquecido,  por cerca de 30min, sirva com arroz branco. Também fica delicioso acompanhado de purê de abóbora. E para tomar, nada como um bom Sauvignon Blanc.