domingo, 18 de março de 2012

Peixe inspiração portuguesa

Amores, esse é um peixe tão fácil e tão gostoso que as vezes me pergunto por que não faço mais vezes... acho que para não enjoar, heheheh

Ahhhhhhhh uma dica, fica divino se substituir os filés por lascas de bacalhau!!!

Vai precisar de 400g de filé de peixe de sua preferência, 10 batatas grandes fatiadas, 2 tomates grandes fatiados, uma cebola grande cortada em rodelas, dois dentes de alho picados, azeitonas pretas azapa (essa receita parece com uma que já postei, mas há algumas diferenças nos ingredientes e modo de preparo)

Tempero os filés com limão, sal e pimenta do reino, deixe descansar por cerca de 10 min para o tempero incorporar bem aos filés.

Em uma panela funda distribua uma camada de batatas, despeje um pouco de azeite, coloque uma camada de peixe, uma de cebola, uma de tomate, azeitonas, salpique o alho e repita o processo, sempre acrescentando um pouco de azeite entre as camadas de batatas, finalize com o tomate, alho e azeitonas.



Tampe e deixe cozinhar por cerca de 30 min ou até espetar o garfo e as batatas estarem macias.

Sirva acompanhado de arroz com ervas, hummmmmmmm, bon appétit!!!




Ninho recheado ao forno

Oi amores, essa é uma receita super gostosa e que sempre é uma boa pedida, e o melhor, fácil de fazer!

Vai precisar de 1 pacote de macarrão ninho (eu uso o mais fininho, também conhecido como cabelo de anjo), 400g de queijo prato ralado, 200 g de parmesão ralado, 300g de ricota, 1 copo de azeitonas verdes picadinha, 1 colher (sopa) de alho triturado, azeite, salsinha, cebolinha, alecrim e sal a gosto.

Para o molho, 3 tomates batidos no liquidificador com 200ml de água, 2 tomates picadinhos, 1 cebola pequena picada, 1 colher (sopa) de alho triturado, 1 pacote de molho de tomate, pimenta calabresa, sal, açafrão e folhas de manjericão a gosto.

Primeiro faça o molho, colocando na panela os tomates batidos no liquidificador, o molho de tomate, os tomates picados, a cebola, alho e temperos, deixe cozinhar por cerca de 40min (até apurar) mexendo as vezes. Quando o molho estiver apurado acrescente 300ml de água, o molho tem que ficar mais ralo, pois o ninho será cozido no molho.

Enquanto o molho vai apurando, prepare a ricota, amasse bem, misture as azeitonas, o alho, a salsinha e a cebolinha picadinhas, o alecrim e o sal e vá acrescentando azeite, até formar tipo um patê


Acomode os ninhos crus em um refratário


Recheie com a ricota e o queijo prato, abrindo os ninhos com cuidado


Despeje o molho morno de forma que os ninhos fiquem completamente cobertos


Salpique o parmesão e se quiser algumas fatias de mussarela, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio 180ºC, por cerca de 30min (ou até que os ninhos estejam macios), retire o papel alumínio e deixe por mais 5 min.

Voilà!




 Bon appétit!!!