segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Catuá assado

Sei que ando bem sumida... na correria do dia a dia o prazer de cozinhar acaba ficando em segundo plano, mas sempre que posso me rendo completamente a essa arte.

E como hoje é véspera do feriadão, lá fui, por que nada melhor que um prato apetitoso para começar bem a semana!!!

A receitinha de hoje é um catuá assado, confesso que não conhecia esse peixe, mas ele me chamou tanto a atenção por sua beleza, coloração que virei para o peixeiro e pedi informações sobre o catuá. Primeiramente ele me disse que era de água salgada, pensei: hummmm bom para um assado! Depois descobri que a carne era branquinha, e resolvi levar. Chegando em casa pesquisei mais e a surpresa foi saber que ele era da família das garoupas, nessa altura já tinha certeza de como ia prepará-lo e que o resultado seria o esperando... hummmmmmmmm

Bom, para duas pessoas ok! Comprei um catuá inteiro, médio, espalmado, sem escamas e com a cabeça, afinal queria rechear e levar ao forno. Por que a cabeça? Bom o recheio é meio um pirão.

Vamos aos ingredientes e preparo então. Corte a cabeça do peixe e reserve, tempere o mesmo com vinagre, sal, pimenta do reino branca e um pouquinho de alho triturado e deixe descansar enquanto prepara o pirão.

Para o pirão: 1 cabeça de peixe, 2 cebolinhas verdes cortadas, 1 cebolas grande picadinha,  uma colher (sopa) de alho triturado, 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadinhas, 1 tomate grande picadinho, sal e pimenta do reino gosto, 1 litro de água, suco de 1 limão, 1 xícara de farinha de mandioca, meia xícara de farinha de milho

Preparo: Coloque todos os ingredientes, menos as farinha, em uma panela grande. Leve ao fogo médio, cozinhe, até a cabeça de peixe começar a desmanchar e água reduzir, fazendo um caldo.
Coe esse caldo em outra panela, leve-o ao fogo e acrescente, aos poucos, a farinha de mandioca, mexendo bem para não empelotar, em seguida acrescente a de milho e continue mexendo até ficar em consistência de cuscuz.

Para o molho de alcaparras uma colher (sopa) e meia de manteiga, duas colheres (sopa) de alcaparra e uma colher (sopa) de alho triturado. Refogue o alho na manteiga, acrescente as alcaparras e mexa bem por alguns minutos.

Coloque o peixe em uma assadeira envolta em papel alumínio, recheie com o pirão e amarre com linha ou barbante bem firme, despeje o molho de alcaparras por cima e cubra com papel alumínio, leve para assar por cerca de 20 min com papel, depois descubra e deixe mais 10 min sem o papel para dourar.

Sirva com arroz branco, e caso queria com batatas coradas.

Hummmm, bon appétit!