quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

filé ao forno

De repente você resolve fazer aquele jantar delicioso, ultra romântico e fica com dúvida em qual será o menu da noite, segue uma receita deliciosa para arrasar, e melhor, super fácil, que pode ser a estrela da noite ou fazer parte de um menu mais eclético. Vou postar as etapas tim tim por tim tim a pedido de algumas amigas marinheiras de primeira viagem que querem surpreender os maridões, namorados , enfim, os parceiros da vida.

Vamos lá, vai precisar de 500g de peixe, podendo ser em posta ou filé, eu usei filés de piramutaba. 10 batatas grandes cortadas em rodelas, 1 cebola grande fatiada, 2 tomates grandes em rodelas, 2 potes de requeijão, 1/2 lata de creme de leite, 100g de mussarela fatiada.

Tempere os filés com sal, pimenta do reino, alho triturado e vinagre ou limão, reserve. Forre o fundo de um refratário com as batatas e despeje um fio de azeite sobre elas, depois os filés.


Por cima dos filés coloque os tomates e cebola fatiadas.


Misture o requeijão e o creme de leite e espalhe por cima.


Cubra com a mussarela fatiada, eu ainda coloquei uma fileirinha de queijo prato.


Leve ao forno pré aquecido e deixe cozinhar por cerca de 30min a 200°C.

Pronto, bon appétit!!!





Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!











sábado, 25 de fevereiro de 2012

Guacamanga

Adoro criar, e tem misturas que ficam para lá de perfeitas. Batizei de guacamanga esse mistura de abacate com manga. Ficou bom demais!!! A galera em casa super aprovou.


Vamos lá, vai precisar de 1 abacate médio, 1 manga haden média cortada em cubinhos, 1 cebola média picadinha, vinagre de maçã, vinagre de hortelã, sal, alecrim e pimenta do reino a gosto.


Amasse o abacate, acrescente a manga e a cebola, misture bem, tempere com os vinagres, dose a mistura entre os dois tipos em meio a meio, sal, alecrim e pimenta do reino a gosto, pronto, super leve e fica uma delícia. Sirva com torradinhas!







sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Polenta ao molho de soja

Que tal comer uma deliciosa polenta com molho a base de proteína de soja? Bom né!!! Vamos lá...

Para a polenta vai precisar de 250g de fubá, 1 1/2 litro de água, 2 pacotinhos de caldo de legumes, 100g de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de manteiga.

Dissolva o fubá em 1/2 litro de água, reserve. Coloque o restante da água na panela de pressão e deixe ferver, junte o fubá dissolvido e o cado de legumes, misture bem, acrescente o queijo e a manteiga, mexa. Quando começar a borbulhar, tampe a panela, depois que pegar pressão cozinhe por mais 5 minutos. Desligue, retire a tampa com cuidado e transfira a polenta para um refratário (se quiser, coloque uma camada de polenta, uma camada de mussarela e outra camada de polenta, fica divino).

Agora o molho, 2 xícaras (chá) de proteína de soja texturizada (PVT), uma colher (sopa) de alho triturado, 1 cebola média picadinha, 1 xícara (chá) de azeitona preta picadinha, cheiro verde, manjericão, alecrim e shoyu a gosto, 2 pacotinhos de caldo de legumes, dois tomates picadinhos, 1 lata de molho de tomate.

Coloque a PTV em uma vasilha, ferva um litro de água e despeje sobre a proteína de soja, deixe hidratar por 10 minutos. Escorra e lave com água fria, retirando o excesso de água com a peneira ou com a mão. Em uma panela com um fio de azeite coloque a PVT, os temperos e mexa, misturando bem. Acrescente o tomate picadinho e as azeitonas, e deixe cozinhar por cerca de 10 min, mexendo sempre e colocando água caso necessário, junte o molho de tomate e deixe cozinhar por mais 20 min, até apurar.

Agora é só cobrir a polenta com o molho e deliciar-se, hummmmmmmmmmm!!!




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Guacamole

O guacamole é um receita típica da culinária mexicana, leve, gostoso e perfeito para o verão, eu simplesmente adoro!!!

Que tal se render a essa delícia super fácil de preparar, vamos lá?! Vai precisar de 1 abacate médio, 1 colher (sopa) de alho triturado, 2 tomates picados, 1 cebola pequena picada, coentro e cheiro verde à vontade, suco de dois limões pequenos, sal e pimenta do reino a gosto.

Amasse o abacate, misture todos os outros ingrediente, tempere e sirva com salgadinhos do tipo Doritos ou torradinhas... hummmmmmmmmmmmmmm

Delicie-se:





sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Saint peter com ervas finas.

Verão é ideal para um peixinho né, eu adoro!!! Segue uma receita fácil e deliciosa!

Porção individual ok!!! Vai precisar de um Saint Peter inteiro, limpo, sem cabeça e espalmado, com cerca de 400gr, compre quantos quiser para fazer a receita. Limão, sal, pimenta do reino branca, uma colher (sopa) de alho triturado, duas colheres (sopa) de alecrim, ramos de tomilho, manjericão e manjerona. Tempere o mesmo com limão, sal, alho e pimenta, recheie com as ervas e salpique alecrim, leve para assar em forno médio, pré aquecido,  por cerca de 30min, sirva com arroz branco. Também fica delicioso acompanhado de purê de abóbora. E para tomar, nada como um bom Sauvignon Blanc.