quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Linguado cozido ao vapor com tomate e azeitonas.

Esta é uma receita saudável e gostosa para dar um forçinha na dieta, afinal emagrecer sim, mas com prazer né!

Vai precisar de 500g de filé de linguado, três tomates grandes cortados em rodelas, uma cebola grande cortada em rodelas, uma xícara (chá) de azeitonas pretas azapa, uma colher (sopa) de alcaparras, sal, azeite, pimenta do reino e vinagre de limão.

Tempere os filés com sal, vinagre de limão e pimenta. Em uma panela baixa, acomode os filés, despeje todo o "caldo" do tempero por cima, coloque as rodelas de tomate, cebola, as alcaparras e azeitonas, tampe e deixe cozinhar no vapor, em fogo médio, por 25 min. Desligue e coloque por cima um fio de azeite de oliva extra virgem. Sirva acompanhado e chuchu refogado com ervilhas e pimentões... hummmmmm!






quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Filé de linguado ao molho de mostarda e mel com frutos do mar

Eu vivo inventando moda na minha cozinha, adorooo, resolvi fazer essa mistura e ver no que dava, ficou divino, podem abusar dessa delicia!

Vai precisar de 500g de filé de linguado, 400 g de polvo cortado em pedaçinhos, 200 g de camarão limpo, 200 g de mexilhão sem casca, 200 g de lula em aneis. Uma colher (sopa) de alho triturado, sal, pimenta do reino, açafrão, ervas finas, vinagre de limão, um cálice de vinho branco seco, mostarda e mel.

Tempere os filés de linguado com sal, pimenta do reino e vinagre de limão, reserve.

Cozinhe o polvo na panela de pressão por 4 minutos com água e sal. Refogue separadamente os frutos do mar (camarão, mexilhão, e lula) em frigideira bem quente com fio de azeite de oliva, acresente o polvo, uma pitada de sal, pimenta do reino, açafrão e ervas finas, misture bem, coloque um cálice de vinho branco seco, duas colheres (sopa) de mel, uma colher (sopa) de alho triturado e duas colheres (sopa) de mostarda, mexa devagar todos os ingredientes na panela, em fogo médio por 5 minutos. Reserve.

Grelhe os filés de linguado, se prefirer pode cozinhá-los em uma panela rasa, sem óleo, coloque os filíes e vire os dois lados, o peixe libera água, com essa água ele cozinha rapidamente.

Sirva os filés de linguado com os frutos do mar ao molho de mostarde em mel.

Delicie-se










quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bolo de cereja recheado, coberto com ganache

Esse é um bolo bem fácil de fazer e o resultado é muito bom!!!

Vai precisar de duas xícaras (chá) de cereja marrasquino, uma lata de leite condensado, meia medida (lata) de leite, três ovos, uma xícara (chá) de óleo, três xícaras (chá) de farinha de trigo, uma colher (sopa) de pó royal, manteiga para untar, farinha de trigo para polvilhar.

Obs: Separe mais duas xícaras de cerejas marrasquino para o recheio e cobertura.

Mão a massa? Vamos lá! Reserve a calda das cerejas. Bata no liquificador as cerejas, o leite condensado, o leite, os ovos e o óleo.

Despeje em uma tigela grande e misture a farinha e o fermento peneirados aos poucos. Coloque em uma fôrma retangular (23x32cm) untada e polvilhada e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Para o ganache, 200g de chocolate picado, eu usei o chocolate cobertura blend, que é a combinação entre o sabor acentuado do chocolate meio amargo (20%) com a suavidade o chocolate ao leite (80%), uma xícara de creme de leite, quatro colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional), uma pitada de sal (opcional).

Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo para o chocolate derreta completamente. Quando o chocolate tiver derretido por completo, se quiser, misture o açúcar e o sal.

Corte o bolo ao meio, recheio com metade do ganache misturado a calda da cereja e cerejas que podem ser inteiras ou partidas. Cubra com o restante do ganache, salpique açúcar e decore com cerejas e raspas de chocolate.

Delicie-se







terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filé de truta ao molho de alcaparras acompanhado de batata gratinada

Amores, esse filé de truta é incrívelmente gostoso, acompanhado de batata, hummmmm!

É muito fácil, vai precisar de 500g de filé de truta, duas colheres (sobremesa) de manteiga, três colheres (sopa) de alcaparras, cheiro verde a gosto bem picadinho, uma colher (sopa) de alho triturado, pimenta do reino, sal e vinagre de limão.

Tempere os filés de truta com vinagre de limão, sal e pimenta do reino a gosto, acomode sobre um refratário e reserve.

Em uma panela rasa coloque as duas colheres de manteiga, as alcaparras, cheiro verde, alho e uma pitada de sal. Misture bem até a manteiga estar completamente derretida, acrescente uma xícara (chá) de vinagre de limão e mexa bem, desligue.

Despeje o molho por cima das trutas reservadas, leve ao forno médio por 25 minutos.

Para o acompanhamento cozinhe 10 batatas médias até ficarem ao dente, parta ao meio e distribua sobre um refratário, aqueça na panela um pote grande de cream cheese com uma colher (sopa) de alho até amolecer, despeje sobre as batatas, salpique parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por 20 min.

Pronto! Bon appétit!!!






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Peixe com banana ao molho branco

Taí uma receita que tem a cara do Brasil, afinal peixe e banana nós temos em abundância heim!!!

Esse prato é delicioso e super fácil de fazer. Vai precisar dos seguintes ingredientes:

500g filé de peixe de sua preferência, eu usei linguado. Quatro bananas, pode ser nanica, da terra, enfim a que você gostar, duas colheres (sopa) de manteiga, duas cebolas médias picadas, três colheres (sopa) de farinha de trigo, três xícaras (chá) de leite, uma lata de creme de leite, queijo provolone ralado, sal e pimenta a gosto.

Tempere os filés com vinagre, pimenta do reino e sal, leve para cozinhar no vapor ou na grelha.  Veja se os mesmos estão cozidos e firmes e reserve.

Parta as bananas ao meio e doure os dois lados em uma frigideira com um filete de azeite. Reserve.

Para o molho branco, coloque em uma panela as duas colheres de manteiga e a cebola, deixe dar uma murchadinha, acrescente a farinha de trigo e doure bem esses três ingredientes, após despeje o leite e mexa com um batedor de arame até toda a mistura ficar homogênia, acrescente sal e pimenta a gosto e espere engrossar, por último misture o creme de leite.

Coloque em um refratário uma camada de banana, uma de peixe, cubra bem com o molho branco, salpique o parmesão e leve ao forno para gratinar por cerca de 15 min.

Pronto, saboreie!




terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gelato de chocolate com ganache

Chocolate é sempre uma tentação, gelado então fica irresistível, essa é uma receita para adoçar ainda mais a vida, agradar o maridão, amigos, você... enfim para deliciar com prazer!

Mãos a obra? Então separe os seguintes ingredientes para o gelato: Quatro ovos, uma xícara (chá) de água fria, uma xícara e meia (chá) de açúcar, 100g de manteiga sem sal, 200g de chocolate meio amargo (pode ser ao leite se preferir), uma lata de creme de leite sem soro, um pacotinho de gelatina em pó sem sabor.

Vamos lá, aprendi esse truque em uma receita para evitar a salmonela e acho ótimo quando se faz receitas a base de ovos crú.
Separe dois recipientes (um maior e outro menor) para o banho-maria. De preferência, escolha dois recipientes que se encaixem perfeitamente um sobre o outro. Coloque as gemas e o açúcar no recipiente menor e 3 dedos de água no recipiente maior. Leve o recipiente com água ao fogo baixo. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria, cuidado para não deixar entrar água. Bata a mistura de gemas com açúcar, com um batedor de arame ou mixer, até que a mistura atinja cerca de 60/70 graus. Para verificar esta temperatura, coloque o dedo dentro do creme. O creme deverá estar quente, porém suportável. Este processo é necessário para evitar a salmonela (doença transmitida por ovos crus). Retire os ovos do banho-maria e coloque numa batedeira. Bata por 10 minutos ou até obter um creme esbranquiçado.

Para as claras em neve o processo é o mesmo!

Leve as claras em banho maria por aproximadamente 3 minutos em temperatura média de 60/70 graus, mexendo sempre! Em seguida bata as claras em neve (pode ser ainda quente). Reserve!
Derreta o chocolate no microondas por 3 minutos em potência média, mexendo na metade, se precisar desligue antes, misture bem e adicione a manteiga. Dissolva a gelatina na água fria.
Junte as gemas ao chocolate, mexendo bem, acrescente o creme de leite, a gelatina e as claras batidas em neve. Despeje em uma taça diagonal grande que possa ir freezer e deixe gelar por 4 horas antes de servir.


Fazer um ganache é muito simples e fica delicioso cobrindo o gelato. Vai precisar de 150g de chocolate amargo bem picado, uma xícara (chá) de creme de leite, quatro colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional), uma pitada de sal.

Reserve o chocolate picado. Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver, desligue e acrescente o chocolate, mexendo para o mesmo derreta completamente. Quando o chocolate tiver derretido por completo, se quiser, misture o açúcar e o sal. Também é opcional colocar um cálice de licor.

Sirva o gelato coberto com ganache e decore com cerejas e canudos de avelã. Hummmmmmmm!