quarta-feira, 27 de julho de 2011

Abobrinha

Abobrinha é versátil e muito aprecida pelo sabor e textura leve, fica gostosa assada, crua em salada, frita, refoguada, gratinada, substitui massas... e por ai vai, mas vocês conhecem os benefícios desse alimento?

Sabiam que ela é rica em betacaroteno, além de ótima fonte de vitamina C, vitaminas do Complexo B e vitamina A. Cálcio, fósforo, ferro, sódio e magnésio também são encontrados em sua composição.
Sua casca é uma excelente fonte de fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.

Por conter grandes quantidades de água em sua composição (cerca de 90%) a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer, inclusive pode ser usado em papinhas por ser digerida facilmente.
Também é um ótimo alimento para controlar enjôos e tem ação vermífuga.

Por possuir baixa caloria, 100 gramas de abobrinha cozida fornecem 28 calorias, é perfeito para dietas.
A presença de betacaroteno (provitamina A) oferece proteção antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.

Fonte: www.geocities.com

Camarão ao molho de queijos em cama de abobrinha

Meus amores, essa é uma receita deliciosa, impossível resistir

Vocês precisarão dos seguintes ingredientes: 4 abobrinhas médias, 500grs de camarão médio, uma xícara (chá) de azeitona azapa, uma xícara (chá) de salsão picado, uma xícara (chá) de cheiro verde picado, uma xícara (chá) de milho cozido, uma cebola média picada, uma colher (sopa) de alho picado.

Cozinhe as abobrinhas inteiras em uma panela com água e sal até ficarem macias, escorra e reserve.

Tempere o camarão com vinagre, sal e pimenta do reino, refogue em uma panela com um fio de azeite, acrescente as azeitonas, o salsão, o cheiro verde, o milho, cebola e alho e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Faça o molho de queijo em uma panela a parte e acrescente ao camarão, mexendo em fogo médio por mais 5 minutos.

Para o molho de queijo: duas colheres de sopa de azeite extra virgem, uma colher de chá de alho picado, um copo de leite, 200 g de mussarela ralada, 200 g de parmesão ralado, 200 g de catupiry, 200 g de gorgonzola ralado, 500 ml de creme de leite fresco.

Aqueça ligeiramente o azeite no fogo baixo, doure o alho e acrescente o leite; em seguida (antes que o leite ferva) acrescente os quatro queijos (sempre no fogo baixo) Mexa sem parar até que vire uma pasta. Depois acrescente o creme de leite e mexa mais até que fique bem homogêneo.

Parta as abobrinhas ao meio, retire o miolo e recheie com o camarão ao molho de queijo. Pronto! Se prefirir leve ao forno para gratinar.








quarta-feira, 20 de julho de 2011

Flan com calda de morango

Essa é daquelas receitas fáceis, com gostinho de casa de mamãe... hum, adoro!

Vai precisar de uma lata de creme de leite, uma lata de leite condensado, um vidro de leite de coco, um pacotinho de gelatina em pó sem sabor, uma caixa de morangos, duas colheres (sopa) de áçucar mascavo, duas doses de pinga (de qualidade, ok, eu usei Chico Mineiro).

Fazer o flan é muito fácil, coloque no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e o leite de coco e bata em velocidade média por três minutos, hidrate a gelatinha em pó conforme explicação da embalagem e acrescente a essa mistura, bata por mais 3 minutos. Despeje em uma forma de flan (ou pudim) e leve a geladeira para endurecer por cerca de uma hora.

Para a calda, coloque os morangos em uma panela, pique os grandes ao meio e deixe inteiro os pequenos, acrescente o áçucar mascavo e a pinga, deixe cozinhar até os morangos reduzirem de tamanho porém ficarem inteiros. Reserve.

Desenforme o flan e cubra com a calda.

Pronto agora é só abusar dessa delícia! Hummmmm


 



Surpresa de ricota

Surpresa pra lá de gostosa!

Amores essa é uma receita fácil para desfrutar os benefícios da soja com muito sabor.

Vai usar 1 xícara e meia (chá) de proteína de soja texturizada (aquela que lembra carne moída), uma xícara e meia (chá) de trigo (usado para fazer kibe), uma xícara (chá) de azeitona preta azapa picadinha, uma cebola média picada, alho a gosto, uma xícara (chá) de salsão picado, duas colheres (sopa) de cheiro verde picado, 1 colher (sopa) de alecrim desidratado, um pote pequeno de cream cheese, uma ricota pequena, lascas de provolone, 1 caixa de creme de leite, sal e temperos a gosto.

Primeiro hidrate a proteína de soja e o trigo, quando dobrar o volume, escorra a água com ajuda de uma peneira e reserve. Refogue a proteína de soja junto com as azeitonas, o salsão, cheiro verde, cebola, alho, alecrim, e tempero a gosto (eu costumo usar caldo de legumes, shoyo e acafrão da terra). Desligue a panela e acrescente o trigo, misture bem.

Um uma vasilhe amasse a ricota, misture cream cheese, cheiro verde a gosto, creme de leite, as lascas de provolone e sal.

Despeje o refogado de soja sobre um refratário, cobrindo o fundo, recheie com a ricota e cubra com o restante do refogado. Leve ao forno por cerca de 40min, ou até formar uma camada leve crosta.



Pronto, agora é só deliciar-se.





quarta-feira, 13 de julho de 2011

Beringela e erva doce com molho de mostarda e mel

Eu adoro beringela, fica deliciosa de qualquer forma que for preparada, aqui uma receita simples e saborosa!

Vai precisar de uma beringela grande, um maço de erva doce, cheiro verde, champignon, uma cebola pequena, lascas de parmesão e mussarela. Temperos a gosto.

Pique a beringela em cubinhos, coloque em uma vasilha com água e sal e deixe de molho por alguns minutos, pique o talo da erva doce, o cheiro verde, o champignon, a cebola e reserve. Escorra a beringela, acrescente os outros ingredientes picados, menos os queijos, tempere a gosto e refogue. Quando a beringela estiver al dente acrescente os queijos e cozinhe por mais alguns instantes, desligue e reserve.

Para o molho ira utilizar, uma xícara (chá) de mostarda Dijon, 4 colheres (sopa) de mel, uma colher (sopa)  de azeite e duas colheres (sopa) de vinagre de maça. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e leve a geladeira para resfriar um pouquinho.

Sirva junto com a beringela e delicie-se!



terça-feira, 5 de julho de 2011

Morango

Sou apaixonada por morangos, adoro saborea-los geladinho, com creme de leite, chantilly, em receitas doces ou salgadas... hum! Muitos não sabem mas essa frutinha suculenta que confere uma ar divertido e sexy, com uma pitada de provocação, seja em um jantar a dois ou mesmo para amigos é um alimento poderoso. Devido a sua coloração vermelha, ele entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como câncer e doenças cardíacas.

Essa delícia também é otima para dietas de emagrecimento, pois possui pectina e fibras solúveis que, se consumidas regularmente, auxiliam na redução do colesterol. Tem pouca caloria, cerca de 36 cal por xícara ou 100 gramas e contém potássio, componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos, ou seja, a gente desincha! Bom heim?!

Também contribui para a multiplicação de células devido ao ácido fólico, nutriente indispensável na gestação por evitar malformações no feto. É rico em vitamina C e tem a importante função de reciclar a vitamina E no organismo e ajudar na produção de colágeno.

Mas apesar de todo esse poder deve ser consumida com precaução por pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins, pois o morango possui ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista.

E evitada por portadores de distúrbios intestinais pois é uma fruta cítrica e possui fibras insolúveis, o que causa irritação no intestino, piorando casos de quem sofre com este tipo de problema.


Gostou? Abuse dessa fruta deliciosa e cheia de benefícios.

Salada de folhas verdes, camarão e morangos

Essa é uma receita para quem gosta de misturas provocantes, eu adoroooooo!

É bem simples de preparar e fica uma tentação, devido a mistura agridoce.

Vai precisar de alface americana, couve, catalonia, e cheiro verde para preparar a base da salada. 500 grs de camarão médio, uma caixa de morangos, vinagre aromático com ervas finas, vinho tinto seco, vinho branco seco, alecrim desidratado, pimenta do reino, uma colher de açúcar mascavo e sal.

Lave e pique as folhas em uma saladeira e reserve. Refogue o camarão com um cálice de vinho branco, uma colher de alecrim desidratado, uma pitada de pimenta do reino e uma pitada de sal... ele tem que ficar bem sequinho, ok!

Coloque os morangos em uma panela com um cálice de vinagre aromático com ervas finas, um calice de vinho tinto e uma colher de açúcar mascavo, cozinhe até reduzir o tamanho, porém é necessário que os morangos fiquem inteiros. Reserve

Monte a salada com a base de folhas verdes, coloque os camarões por cima e finalize com os morangos. Tempere com um fim de azeite, e vinagre de ervas.

Fica uma delicia a mistura do amargo da catalonia, a leveza da couve e alface, o agridoce do morango e o sabor do camarão.

Hummmmmmmmmm!!!!





domingo, 3 de julho de 2011

Mousse de Kiwi

Essa é uma receita fácil, fácil, fácil, muito leve e gostosa!

Pique no liquidificador quatro kiwis, acrescente uma lata de creme de leite sem soro, uma lata de leite condensado e um copo de iogurte natural desnatado. Bata todos os ingredientes e despeje a mistura em uma taça grande ou o recipiente de sua preferência.

Caso queira, sirva com chocolate e kiwis ou saboreie puro, de qualquer forma fica muito bom!!!




Gnocchi recheado

Amores, essa é uma receita da mama, que eu adorooo!!! Fiz ontem para dois casais muito queridos... é sempre uma delícia receber amigos em casa!

Não é difícil, só é um pouco trabalhosa, mas vale muito a pena, fica muito gostoso.

Vai precisar de 1 kilo de batatas, duas xícaras de farinha de trigo, dois ovos, uma pitada de sal. Queijos a gosto para rechear.

Vamos lá, cozinhe as batatas até ficarem super macias, escorra e amasse, como se fosse fazer um purê. Reserve e deixe esfriar bem... uma dica, se for fazer para o jantar, cozinhe as batatas logo cedo, é mais fácil trabalhar com elas quando estão bem frias.
Junte a farinha de trigo e os ovos e com as mãos vá amassando e misturando todos os ingredientes. Separe o recheio, eu usei queijo estepe, emmental, queijo cozido, meia cura e cream cheese. Ralei os queijos duros e cortei um cubinhos os macios.

Agora pegue pequenas porções da massa faça uma bola, amasse e coloque o recheio no meio, depois enrole, como se fosse um brigadeirão... isso dá um pouco de trabalho, principalmente quando a mão esquenta, o segredo é passar gelo a cada bolinha na mão ou ir molhado na água... Faça as bolinhas, recheio e coloque as mesmas num refratário... cubra completamente as bolinhas com molho de sua preferência, salpique parmesão e leve ao forno por uns 15 min.

Eu fiz um molho caseiro, usando 8 tomates, duas cenouras, 1 cebola grande, dois dentes de alho amassados, salsa, cebolinha, mangericão, alecrim desidratado, açafrão da terra e pimenta calabresa. Bata no liquidificador os ingredientes acima, menos os temperos, despeje em uma panela, acrescente dois copos de água e os temperos e sal a gosto e deixe cozinhar por mais ou menos uma hora, mexendo sempre.

Pronto!!! Delicie-se